Conteúdos e materiais

Medicina do Trabalho ou Medicina Ocupacional: Entenda a Diferença

Medicina do Trabalho ou Medicina Ocupacional: Entenda a Diferença

Medicina do Trabalho ou Medicina Ocupacional: Entenda a Diferença

Você já parou para refletir o quanto investe na saúde e na segurança dos seus colaboradores? O ambiente de trabalho é o espaço onde as pessoas passam a maior parte do tempo, logo, é fundamental garantir condições seguras e saudáveis para todos. É neste contexto que a medicina do trabalho e a medicina ocupacional são essenciais.

Pensando nisso, neste texto, você descobre o que é medicina do trabalho e o que é medicina ocupacional, bem como a diferença entre elas para a promoção do bem-estar e do aumento da produtividade dos seus funcionários. Leia e confira.

Leia Também: 5 Principais Sintomas de Gripe

Como Surgiu a Segurança e a Saúde Do Trabalho

Após a segunda revolução industrial, no século XIX, a medicina do trabalho surgiu como uma resposta aos efeitos negativos da produção acelerada, das longas jornadas de trabalho e das condições precárias sobre o bem-estar físico, mental e psicológico dos trabalhadores.

Reconhecendo o impacto sobre os indivíduos e a sociedade, os proprietários de fábricas e os órgãos governamentais perceberam a necessidade de envolver a comunidade médica na abordagem dessas questões, formando a base da segurança e da saúde do trabalho.

Atualmente, no Brasil, a garantia da segurança e da saúde no trabalho é prevista por lei. Sendo assim, ao priorizar medidas de segurança, além de cumprir a legislação, as empresas promovem um ambiente laboral mais produtivo. Sabendo disso, abaixo, você entende qual a diferença entre a medicina do trabalho e a medicina ocupacional. Leia e saiba mais.


Qual a Diferença entre Medicina do Trabalho e Medicina Ocupacional?

Embora os termos “medicina do trabalho” e “medicina ocupacional” sejam, muitas vezes, encarados como sinônimos e ambas as abordagens sejam essenciais para preservar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, existem algumas diferenças entre os termos. Sendo assim, a seguir, você confere o comparativo entre medicina do trabalho e medicina ocupacional. Confira.

O que é medicina ocupacional?

A medicina ocupacional tem como objetivo principal prevenir e eliminar problemas no ambiente de trabalho que possam prejudicar os colaboradores, impactando negativamente a sua saúde e o seu desempenho no trabalho.

Com abordagens preventivas, como avaliações de riscos, ergonomia e medidas de segurança, busca-se criar um ambiente laboral saudável, livre de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Para isso, além do médico ocupacional, estão envolvidos na área profissionais como:

• ergonomista;

• técnico em segurança do trabalho;

• engenheiro de segurança do trabalho;

• enfermeiro do trabalho, entre outros.

O que é medicina do trabalho?

A medicina do trabalho, da mesma forma, atua de maneira preventiva na realização dos exames ocupacionais, mas também quando ocorre algum incidente ou doença relacionada ao trabalho. Dessa maneira, a medicina do trabalho garante que o funcionário que, por algum motivo, adoeceu ou teve algum acidente de trabalho receba o tratamento adequado para sua recuperação e retorno às atividades laborais com segurança.

Como você pôde notar, a medicina do trabalho e a ocupacional abrangem o cuidado do trabalhador antes de entrar no cargo e durante o seu trabalho, desempenhando um papel fundamental para o sucesso das empresas e de seus funcionários. Por isso, se você tem interesse em ter acesso a todos os serviços previstos em lei para a segurança e saúde do trabalho, continue a leitura e conheça a Ambulare.

Garanta a Segurança e a Saúde dos seus Colaboradores com a Ambulare

A Ambulare, além de oferecer a área protegida corporativa, dispõe de uma ampla gama de serviços relacionados à medicina do trabalho junto a seus parceiros. Entre os serviços disponíveis estão:

• Exames ocupacionais e periódicos;

• Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);

• Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT de acordo com a NR 15;

• Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

• Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);

• Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);

• Investigação de Acidentes e Plano de Ação;

• Treinamentos conforme NR-06;

• Avaliação e Identificação dos Riscos do Ambiente de Trabalho;

• Relatórios Anuais em conformidade com as exigências da NR-7;

• E muito mais em segurança e medicina do trabalho.

Com os serviços da Ambulare, sua empresa terá acesso a uma abordagem completa e especializada em Medicina do Trabalho, atendendo às exigências legais e garantindo a saúde e a segurança dos funcionários. Para obter mais informações sobre esses serviços e como eles podem ser aplicados ao contexto específico da sua empresa, acesse o nosso site e saiba mais.

Medicina do Trabalho ou Medicina Ocupacional: Entenda a Diferença

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp