Conteúdos e materiais

Hepatites Virais: Como Identificar os Sintomas?

Hepatites Virais: Como Identificar os Sintomas?

Hepatites Virais: Como Identificar os Sintomas?

O Ministério da Saúde alerta: julho chegou. E com ele, o Julho Amarelo, campanha de conscientização contra as hepatites virais.

Institucionalizado em 2019, pela lei 13.802, o Julho Amarelo promove a conscientização, a prevenção e o controle das hepatites virais, buscando lutar contra a falta de conhecimento da existência da doença.

Pensando nisso, nós da Ambulare, trazemos para você um artigo completo sobre as hepatites virais, os sintomas dessas doenças e suas formas de prevenção. Continue a leitura e descubra.

Leia também: 10 Doenças Autoimunes: Principais Sintomas e Tratamento

O Que São Hepatites Virais?

Caracterizadas por suas infecções silenciosas, as hepatites virais atingem o fígado, podendo causar alterações leves, graves ou moderadas. De acordo com o Ministério da Saúde, o impacto dessas infecções correspondem em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anuais no mundo, podendo ser comparado aos casos de HIV e Tuberculose.

Em nosso país, é mais comum a transmissão das hepatites A, B e C – casos de hepatite D são encontrados com menor frequência, geralmente no norte do Brasil, enquanto a hepatite E é mais frequente na África e na Ásia.

Os vírus das hepatites B e C, normalmente, tornam-se crônicos e, por na maioria das vezes não ser possível a identificação de sintomas, muitos contaminados desconhecem a presença da infecção em seu corpo, possibilitando a evolução da doença.

Vale ressaltar que é de suma importância a realização de exames detectores de hepatites em sua rotina. Com um diagnóstico precoce, é possível impossibilitar a evolução silenciosa do vírus em seu corpo, precavendo prejuízos a longo prazo para a sua saúde.

A seguir, os sintomas e as formas de prevenção das hepatites.

Conheça os Principais Sintomas das Hepatites e as Formas de Prevenção

Por via de regra, as hepatites virais não costumam apresentar sintomas, o que dificulta a realização de um diagnóstico precoce da doença.

Porém, nas hepatites do tipo C e B, o surgimento de sintomas é muito raro. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 80% dos que sofrem com esse vírus não apresentam manifestação de sintomas.

Já nas hepatites A e D, os vírus podem manifestar alguns sintomas discretos que podem ser confundidos com sintomas de outras doenças, tais como: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, observação de pele e de olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Abaixo, separamos algumas das formas de prevenção dessas doenças.

Formas de Prevenção

Contras hepatites A e B, a vacina é a forma de prevenção mais usada e está disponível gratuitamente no SUS. Vale ressaltar que, ao vacinar-se contra a hepatite tipo B, a vacina também protege contra o tipo D. Já para a prevenção contra os tipos C e E, não há vacinas, sendo realizado apenas um tratamento indicado pelo médico.

Abaixo, listamos as pessoas que estão aptas para receber as vacinas contra Hepatite A e B:

Aptos para receber vacina contra a Hepatite A: no SUS, a vacina está disponível para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos de idade.

Já no CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), a vacina está disponível para pessoas de qualquer idade que tenham: hepatopatias crônicas de qualquer etiologia incluindo os tipos B e C; coagulopatias; pessoas vivendo com HIV; portadores de quaisquer doenças imunossupressoras; doenças de depósito; fibrose cística; trissomias; candidatos a transplante de órgãos; doadores de órgãos, cadastrados em programas de transplantes; pessoas com hemoglobinopatias e homens que praticam relações sexuais homoafetivas.

Aptos para receber vacina contra a Hepatite B: recém-nascidos, que depois devem tomar mais 3 doses – aos 2, 4 e 6 meses; adultos que não se vacinaram na infância; cidadãos portadores de algum tipo de imunodepressão ou que tenham o vírus HIV.

A seguir, conheça uma dica valiosa na luta contra as hepatites virais.

A Ambulare Ajuda Você na Luta Contra as Hepatites

Na leitura deste texto, você conheceu um pouco mais sobre o Julho Amarelo, as hepatites virais e alguns de seus sintomas. Mais uma vez, não se esqueça da importância da realização de exames detectores de hepatites, visando um diagnóstico precoce.

Com o nosso plano de Assistência Médica Domiciliar, você tem atendimento via telemedicina e com clínico geral de forma gratuita, além de até 40% de desconto em exames laboratoriais. Entre em contato pelo nosso WhatsApp ou pelo nosso site e conheça todas as nossas vantagens.

Também comente e compartilhe nosso artigo, para que, dessa forma, mais pessoas possam descobrir a importância do Julho Amarelo na luta contra as hepatites virais.

Hepatites Virais: Como Identificar os Sintomas?

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp