Conteúdos e materiais

Doença Autoimune: O Que É, Causas e Sintomas

Doença Autoimune: O Que É, Causas e Sintomas

Doença Autoimune: O Que É, Causas e Sintomas

Você sabia que uma em cada dez pessoas sofre com alguma doença autoimune? Esse dado é o resultado de um estudo britânico publicado em 2023 na revista científica The Lancet. Mas o que são essas condições?

Neste texto, você vai conhecer mais detalhes sobre esse tipo de comorbidade e entender o que pode causar uma doença autoimune. Continue a leitura e saiba mais.

Leia também: Urgência e Emergência: Como Identificar?

O que é uma Doença Autoimune?

As doenças autoimunes se caracterizam pelo mau funcionamento do sistema imunológico, que, em vez de proteger o organismo de invasores externos, ataca por engano as células e os tecidos saudáveis.

Por não conseguir diferenciar células estranhas, como vírus, fungos e bactérias, das que fazem parte do corpo humano, o sistema imunológico ataca e destroi tecidos e órgãos saudáveis.

Apesar de existirem mais de 100 tipos de doenças autoimunes, muitas pessoas não sabem quais condições se encaixam nessa classificação. Por isso, separamos para você, no próximo tópico, os 5 tipos mais comuns dessas comorbidades. Confira.

5 Doenças Autoimune Mais Comuns

Neste tópico, você descobre quais as 5 doenças autoimunes mais comuns e seus sintomas, além de conferir as causas de algumas dessas condições. Confira.

1. ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)

Também conhecida como doença de Lou Gehrig, a ELA é a forma mais comum de esclerose, grupo de doenças que atingem os neurônios motores. Sendo uma forma progressiva, a condição começa com o enfraquecimento das mãos e, menos frequentemente, nos pés ou na boca e na garganta.

Mais frequente em homens na faixa dos 50 e 70 anos de idade, a Esclerose Lateral Amiotrófica causa a deterioração das células nervosas e o enfraquecimento muscular, podendo causar a paralisia completa da região atingida.

A maioria dos casos da doença possui origem genética, com familiares do paciente também apresentando a condição. Os pesquisadores também atribuem alguns casos a condições ambientais, infecções virais e processos inflamatórios em pessoas já suscetíveis à condição.

2. Artrite reumatoide

Atingindo cerca de 1% da população e afetando até três vezes mais mulheres do que homens, a artrite reumatoide é detectada geralmente entre os 35 e os 50 anos de idade, apesar de poder surgir em qualquer fase da vida.

A artrite reumatoide se caracteriza por uma inflamação crônica que invade as articulações, atacando os tecidos moles que as revestem. Essa inflamação não se limita a apenas uma articulação, mas sim ataca ambos os lados do corpo de forma quase simétrica, causando dor, rigidez e inchaço.

Acredita-se que fatores ambientais, o estilo de vida do paciente e a predisposição genética afetam o surgimento da doença e sua evolução.

3. Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma alteração no funcionamento do trato intestinal que causa uma reação excessiva a agentes ambientais, alimentares ou infecciosos. É mais comum que a condição surja na última parte do intestino delgado e no intestino grosso, mas pode aparecer em qualquer parte do trato digestivo, indo da boca até o ânus.

Acredita-se que exista uma predisposição hereditária à doença, estudos também apontam que o tabagismo contribui para o desenvolvimento e para o desencadeamento de crises inflamatórias.

4. Lúpus

Mais comum em mulheres que estão em idade fértil, o Lúpus pode se manifestar de 4 diferentes formas, atacando da pele até os órgãos internos do paciente. Diferente das demais doenças autoimunes, algumas formas da condição possuem causas conhecidas e podem ser curadas.

A variante causada pelo uso de drogas ou medicamentos, por exemplo, tende a desaparecer após o consumo da substância ser interrompido. Já o lúpus neonatal, que afeta bebês recém-nascidos de mães portadoras da doença, some naturalmente com o crescimento da criança.

5. Tireoidite de Hashimoto

Afetando a tireoide e a produção de hormônios, a tireoidite de Hashimoto é o tipo mais comum de inflamação na tireoide e a causa mais frequente de hipotireoidismo. Pacientes com essa condição são geralmente mulheres idosas que já apresentam histórico da doença na família.

Como você pôde perceber, não se sabe exatamente o que pode causar uma doença autoimune. Mas existe tratamento para essas condições? Confira no próximo tópico.}

Existe Tratamento para as Doenças Autoimunes?

Ainda não existe uma cura ou causa conhecida para doença autoimune, portanto, o tratamento é focado na remissão dos sintomas. Médicos e pesquisadores acreditam que essas condições podem ser causadas por fatores genéticos e ambientais, assim como o uso de certos medicamentos e o estilo de vida da pessoa.

O tratamento de uma doença autoimune é feito com drogas imunossupressoras, utilizadas para inibir a ação do sistema imunológico do paciente. Infelizmente, essa abordagem acaba por criar um estado de imunossupressão geral, deixando a pessoa mais suscetível a infecções bacterianas, fúngicas e viroses.

Por não existir um tratamento único, o controle dos sintomas feito junto a um médico deve fazer parte da rotina de cada paciente, e, com a Ambulare, você encontra suporte a qualquer momento do dia. Continue lendo e confira mais detalhes.

Cuide da sua Saúde com a Ambulare

Durante a leitura deste texto, você pôde conhecer o que são doenças autoimunes e as 5 condições mais comuns entre elas. Na Ambulare, você encontra equipes especializadas e disponíveis 24 horas por dia para atender você e a sua família em qualquer situação. Entre em contato pelo nosso site e conheça mais detalhes sobre os nossos planos.

Doença Autoimune: O Que É, Causas e Sintomas

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp