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A saúde e a segurança dos colaboradores são aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa, além de ser exigido por lei. É nesse contexto que a medicina do trabalho é fundamental para a garantia dos direitos dos funcionários e cumprimento dos deveres dos empregadores.
Pensando nisso, neste artigo, você descobre o que é e a medicina do trabalho, qual é a função de um médico do trabalho e quais os profissionais envolvidos na área. Leia e confira.
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Qual a Importância da Medicina do Trabalho?
A medicina do trabalho é uma área voltada para a prevenção de doenças ocupacionais e a promoção da saúde no ambiente laboral. Os profissionais da medicina do trabalho desempenham um papel fundamental na promoção de um ambiente seguro e saudável de trabalho por meio de:
• exames ocupacionais;
• programas de prevenção;
• ações educativas;
• avaliação e controle de riscos do ambiente, entre outros.
Sendo assim, é essencial compreender o papel dos profissionais que atuam na medicina do trabalho para implementar práticas seguras e eficientes no ambiente laboral. Por isso, a seguir, você descobre quais são os profissionais da medicina do trabalho e os serviços que eles oferecem. Leia e saiba mais.
Saiba quais Profissionais Atuam na Medicina do Trabalho
Apesar do nome, a medicina do trabalho é uma área que não envolve somente profissionais da saúde. Esta área é multidisciplinar e todos os profissionais devem atuar juntos para garantir a segurança do trabalho e a saúde dos colaboradores das empresas. Desta maneira, abaixo, você conhece alguns dos profissionais envolvidos na medicina do trabalho. Leia e confira.
1. Médico do trabalho
Você sabe qual é a função de um médico do trabalho? Esse profissional é responsável pela coordenação e a execução das atividades médicas relacionadas à saúde e à segurança do trabalho. Para isso, o médico do trabalho:
• realiza exames (admissionais, periódicos, demissionais e de retorno ao trabalho);
• acompanha casos de afastamento por doenças ocupacionais;
• elabora programas de prevenção e de controle de doenças;
• orienta a empresa quanto à saúde e à segurança no trabalho.
2. Enfermeiro do Trabalho
O enfermeiro do trabalho atua em parceria com o médico do trabalho, auxiliando nos exames ocupacionais, realiza os primeiros socorros em casos de acidentes, acompanha o estado de saúde dos colaboradores e oferece suporte no desenvolvimento de programas de saúde e de segurança no trabalho.
3. Técnico em Enfermagem do Trabalho
O técnico em enfermagem do trabalho atua de forma complementar ao enfermeiro do trabalho, auxiliando na execução dos serviços de saúde nas empresas. Este profissional presta atendimento aos colaboradores e, normalmente, é responsável pelo ambulatório.
4. Ergonomista
O ergonomista é o profissional responsável por avaliar e adequar os postos de trabalho às características físicas dos colaboradores, buscando otimizar o ambiente de trabalho, reduzir os riscos ergonômicos e melhorar as condições de saúde e bem-estar dos funcionários.
5. Técnico em Segurança do Trabalho
O técnico em segurança do trabalho realiza a identificação e o controle de riscos ocupacionais existentes nos ambientes de trabalho. Sua função é verificar e constatar falhas nos campos da saúde, da segurança e da higiene no trabalho, listando e apresentando aos responsáveis as melhorias necessárias nos programas de prevenção de acidentes.
6. Engenheiro em Segurança do Trabalho
É responsabilidade do engenheiro de segurança do trabalho oferecer ao médico do trabalho as informações sobre as condições do ambiente laboral. Durante sua atuação, o engenheiro realiza medições de diversos parâmetros que podem influenciar na saúde e na segurança dos funcionários, como:
• ruído,
• umidade;
• calor;
agentes químicos, entre outros aspectos.
Como você pôde notar, com uma equipe multidisciplinar e capacitada, é possível identificar e controlar os riscos ocupacionais, prevenir doenças relacionadas ao trabalho e promover um ambiente laboral saudável. Além disso, para garantir que seus funcionários estejam sempre amparados em casos de urgência e emergência, conte com a Ambulare. Continue lendo e saiba mais.
Área Protegida Corporativa Ambulare
Se você busca por soluções que garantam a saúde e a segurança do trabalho dos funcionários, a Ambulare, juntamente aos seus parceiros, está aqui. Por meio dos serviços de área protegida corporativa, que auxilia em casos de urgência e emergência, os seus funcionários estão seguros com serviços de segurança e de saúde no trabalho, como:
• Exames ocupacionais e periódicos;
• Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);
• Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT);
• Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
• Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
• Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
• Investigação de Acidentes e Plano de Ação;
• Treinamentos conforme NR-06;
• Avaliação e Identificação dos Riscos do Ambiente de Trabalho;
• Relatórios Anuais em conformidade com as exigências da NR-7;
• E muito mais em segurança e medicina do trabalho.
Com os serviços oferecidos pelos nossos parceiros, sua empresa terá acesso a uma abordagem completa e especializada em Medicina do Trabalho. Atuamos de forma personalizada, adaptando nossas soluções ao contexto específico de cada empresa.
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Conheça os Profissionais que Atuam na Medicina do Trabalho