Conteúdos e materiais
O câncer infantil afeta cerca de 12 mil crianças a cada ano e, muitas vezes, os seus sintomas são confundidos com outras doenças comuns da infância. Por este motivo, o dia 15 de fevereiro é dedicado à luta contra o câncer na infância e à conscientização da população sobre as precauções e cuidados que precisam ser tomados para sua prevenção.
Sabendo disso, preparamos este artigo sobre o dia da luta contra o câncer infantil abordando os principais sintomas, formas de diagnóstico e tratamento da doença, além, é claro, de informações sobre os cuidados que você deve ter com os seus filhos e familiares crianças. Leia o texto completo e confira.
Cuidar para Prevenir
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano são registrados 12 mil novos casos de câncer infantil e os tipos mais comuns diagnosticados são: leucemias, linfomas, tumores do sistema nervoso central e tumores sólidos como o neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms.
Apesar do alto número de diagnósticos, a boa notícia é que, de acordo com o INCA, cerca de 80% dos casos de câncer infantil podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados de forma adequada nos centros de tratamento.
À vista disso, para obter o diagnóstico, os pais precisam estar atentos aos sintomas do câncer infantil, os quais, muitas vezes, são negligenciados e confundidos com sintomas de outras doenças também comuns da infância. Sendo assim, embora os sintomas do câncer variem de acordo com o tipo de tumor, alguns dos sintomas principais incluem:
• perda de peso inexplicável;
• dor nos ossos ou articulações;
• dores de cabeça acompanhadas de vômito recorrentes;
• caroços inexplicáveis que aparecem no pescoço, axilas, virilhas e abdômen;
• aumento de volume no abdômen;
• manchas roxas na pele (hematomas) sem motivos;
• cansaço constante;
• febre persistente;
• infecções frequentes;
• baixa imunidade.
Agora que já conhece os principais sintomas e sinais do câncer infantil, a seguir, você confere quais as formas de diagnóstico e tratamento da doença. Continue a leitura do artigo e saiba mais.
Diagnóstico e Tratamento do Câncer Infantil
Diferentemente de como acontece em adultos, o câncer infantil normalmente não surge em decorrência de fatores externos, como o tabagismo ou o alcoolismo, mas principalmente devido a mudanças genéticas no DNA herdadas pelos pais, as quais afetam as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação da criança.
Por este motivo, o diagnóstico precoce é extremamente importante. Sendo assim, ao identificar os sintomas, é essencial buscar auxílio médico para a realização de exames físicos, testes de sangue, imunofenotipagem e outros exames especiais para detectar o tipo de câncer.
Se houver um diagnóstico de qualquer tipo de tumor, o tratamento pode incluir diferentes métodos, como quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgias oncológicas. Por isso, esteja atento às suas crianças, pois a melhor maneira de prevenir é cuidando.
Conteúdos Ambulare
Agora que você já sabe quais os sintomas, as formas de diagnóstico e o tratamento do câncer infantil, fique atento aos seus filhos, pois, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são muito maiores. E não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares que têm filhos pequenos para que todos estejam atentos. Para mais conteúdos como este, acesse o nosso site e continue nos acompanhando nas redes sociais.
Câncer Infantil: Dia da Luta contra o Câncer na Infância