Conteúdos e materiais
O inverno chegou e, com a estação queridinha dos caseiros e dos fãs de chocolate-quente, também chegaram as doenças respiratórias.
Mas você já se perguntou quais são as doenças mais comuns no inverno e por que, nessa estação, as pessoas ficam mais doentes? Bem, a resposta é fácil e te explicamos neste artigo.
No inverno, devido ao frio, as pessoas tendem a frequentar locais mais fechados e sem ventilação, possibilitando o aumento de transmissão de vírus e bactérias. Além disso, as quedas de temperaturas também prejudicam as mucosas do sistema respiratório, causando doenças nessa parte do corpo.
Vale ressaltar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe, uma das principais doenças dessa estação, causa consequências mais graves em crianças com menos de 5 anos de idade, idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas, tornando necessários cuidados maiores para esses grupos de indivíduos.
Pensando nestes problemas e outros mais, trazemos para você um artigo completo, apresentando as doenças mais comuns no inverno, seus sintomas e formas de tratamento. Role para baixo e veja mais.
As 5 Doenças mais Comuns no Inverno e seus Sintomas
Geralmente, doenças mais comuns nesta estação do ano costumam apresentar sintomas gerais ou semelhantes. Ainda assim, há de se tomar cuidado. Abaixo, confira as 5 doenças mais comuns no inverno e alguns de seus sintomas:
Gripe
Causada pelo vírus da Influenza e com uma duração média de 7 a 10 dias, a Gripe tem como sintomas febre, coriza, tosse e dor de cabeça. Além das campanhas de vacinação contra a Gripe, realizadas pelo SUS, o tratamento também pode ser realizado em casa – através de repouso e medicação – e acompanhamento com um clínico geral;
Pneumonia
Originada por vírus, bactérias ou fungos, a Pneumonia atinge os alvéolos pulmonares, podendo afetar um ou dois pulmões. Apresentando indícios diferentes em cada pessoa, a Pneumonia também pode apresentar alguns sintomas gerais como febre alta, tosse com a presença de catarro, falta de ar, calafrios e dor ao respirar.
Para o tratamento, é necessário consultar um pneumologista ou clínico geral para a recomendação de antibióticos contra a infecção e de medicamentos para aliviar a dor e febre;
Asma
Causando inchaço e redução de passagem de ar nas partes internas do pulmão, a Asma tem como sintomas a tosse, cansaço, chiado no peito, falta de ar e complicações ao respirar.
Para o tratamento, é recomendado o acompanhamento com pneumologista e o uso de medicamentos anti-inflamatórios. Além disso, vale ressaltar que a Asma não tem cura. Por isso, o enfermo precisa evitar exposição a fatores causadores de crises asmáticas;
Rinite
Podendo ser causada por alergia a pelos de animais, mofo ou poeira, poluição de ambiente, alimentos picantes ou alterações bruscas de temperatura, a Rinite apresenta alguns sintomas gerais como espirros, tosse, nariz congestionado e dores de cabeça.
Para a realização do tratamento, é recomendada a consulta com otorrinolaringologistas e, em casos mais graves, a realização de cirurgia nasal.
Sinusite
Causando dores no rosto, nariz congestionado, tosse, dor de garganta, mau hálito e sensibilidade nos olhos, a Sinusite ocorre quando mucos ou inchaços “entopem” os espaços vazios do nariz e da face.
No processo de tratamento, é indicado consultar com um otorrinolaringologista, que deve recomendar o uso de medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios.
É de suma importância recordar que a apresentação e intensidade dos sintomas podem variar de indivíduo para indivíduo. Então, a seguir, apresentaremos a Ambulare, empresa especializada em prestação de serviços de atendimentos médicos. Confira.
A Ambulare Ajuda Você Contra as Doenças no Inverno
Durante o texto, você aprendeu um pouco mais sobre o porquê de, no inverno, as pessoas ficarem mais doentes, as principais doenças respiratórias contraídas nesta estação, seus sintomas e tratamentos.
Agora, apresentamos para você a Ambulare, empresa especializada em atendimentos médicos.
Aqui na Ambulare, oferecemos um plano de Assistência Médica Domiciliar, possibilitando consultas online para você em caso de contrair alguma doença durante a estação.
Além disso, também oferecemos descontos especiais em farmácias, especialistas, exames e serviços de apoio.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp ou pelo nosso site e conheça todas as nossas vantagens.
Além do mais, também comente e compartilhe este artigo para que mais pessoas conheçam as doenças mais comuns no inverno, seus sintomas e tratamentos.
As 5 Doenças Mais Comuns no Inverno: Como Evitá-las?