Conteúdos e materiais
Entramos em Agosto, o mês oficial da prevenção e combate aos linfomas. Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre essa doença e todas as informações referentes à campanha do Agosto Verde Claro – corrente que visa a prevenção aos linfomas.
Para entender um pouco mais sobre essa corrente, leia este texto e descubra o que são os linfomas, seus tipos, a importância de buscar um diagnóstico precoce e suas formas de tratamento. Confira.
O Que é o Agosto Verde Claro?
Criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Agosto Verde Claro é uma campanha de conscientização que busca promover a prevenção e o combate aos Linfomas – tipo de câncer que afeta o sistema linfático.
De acordo com dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), foram registrados, em 2019, mais de 14 mil casos dessa doença no Brasil – resultando em mais de 5 mil óbitos.
Os linfomas se disseminam através do sistema linfático e da via sanguínea. Vale ressaltar que o termo “linfoma” é usado na identificação dos mais diversos tipos de câncer originados nos linfócitos, resultando em dezenas de linfomas.
Por esse motivo, os linfomas apresentam mais de 40 tipos diferentes e cada um dos tipos se comporta e apresentam características diferentes.
Porém, os linfomas podem ser caracterizados em 2 subgrupos, o LH (Linfoma de Hodgkin) e LNH (Linfoma não Hodgkin).
Abaixo, conheça um pouco mais sobre esses dois subgrupos e seus sintomas.
Tipos de Linfoma e Seus Sintomas
Afetando, principalmente, os indivíduos entre 15 e 40 anos de idade, o LH se caracteriza pela presença de células grandes e evidentes nos linfonodos, identificadas como Reed-Sternberg e aparecem na região cervical do corpo.
Já nos casos de LNH, a doença apresenta uma quantidade menos significativa de células inflamatórias e estromais e pode surgir em qualquer parte do corpo – também são caracterizadas por serem a maioria dos casos registrados.
A seguir, conheça os sintomas de cada tipo:
Sintomas do Linfoma de Hodgkin (LH)
Inchaço nos gânglios linfáticos, causando dor ou não;
Forte suor noturno, com ou sem a presença de febre;
Febre ou calafrios;
Perda de apetite;
Perda de peso;
Fadiga;
Pele seca e coceiras;
Erupção cutânea de cor avermelhada;
Dificuldade para respirar;
Tosse;
Desconforto no peito;
Aumento de tamanho do fígado ou baço.
Sintomas do Linfoma não Hodgkin (LNH)
Inchaço sem a presença de dor dos gânglios linfáticos na virilha, pescoço e axilas;
Febre;
Suor noturno;
Perda de peso;
Fadiga;
Dor de cabeça;
Tosse;
Dificuldade ao respirar;
Fraqueza nos membros superiores e inferiores;
Dor no pescoço
Confusão mental
Logo abaixo, entenda como é realizado o tratamento desta doença.
Como é Realizado o Tratamento dos Linfomas?
O tratamento dos linfomas deve variar de acordo com o grau de gravidade do caso. Por exemplo, em alguns casos, o linfoma pode apresentar características mais sutis com uma evolução mais lenta.
Neste caso, tende a não impactar bruscamente na vida do afetado pela doença, não necessitando de um tratamento – mas sim de acompanhamento médico.
Porém, há casos de linfomas mais agressivos e acelerados, necessitando um tratamento imediato e ativo.
Em casos como esses, é mais comum o uso de medicamentos específicos ou de sessões de quimioterapia.
É de suma importância procurar – em casos da percepção de caroços em seu corpo – ajuda médica imediatamente.
Afinal, um diagnóstico precoce na fase inicial da doença significa maiores chances de combate ao linfoma, podendo ter a oportunidade de “matar o mal pela raiz”.
Prevenção aos Linfomas: a Ambulare Ajuda Você
Com a Ambulare, é possível a realização dos exames preventivos e tratamento das doenças com profissionais especialistas da área.
Além disso, com nossas unidades móveis, priorizamos a segurança dos usuários, por meio de equipamentos de alta tecnologia e equipes especialmente treinadas para melhor atendimento aos clientes.
Entre em contato conosco através do nosso site ou pelo nosso WhatsApp e não coloque sua saúde em risco.
Além disso, comente se gostou deste artigo e compartilhe-o em suas redes, para que mais pessoas saibam da importância da campanha do Agosto Verde Claro.
Agosto Verde Claro: Mês de Prevenção e Combate ao Linfoma