Conteúdos e materiais
Com certeza, você já passou por momentos em que se sentiu ansioso, seja antes de uma prova importante ou mesmo em uma reunião de trabalho. Contudo, quando essas sensações acontecem com grande frequência e intensidade, afetando suas atividades cotidianas e a sua qualidade de vida, é importante dar atenção pois podem ser sintomas de ansiedade.
Pensando nisso, preparamos um artigo para ajudar você a identificar os principais sintomas desse transtorno e saber o que fazer em caso de crises. Leia atentamente e confira.
Você também pode se interessar: Você Sabe o Que é e Como Funciona a Telemedicina?
O que é e Quais os Tipos de Ansiedade?
É comum falar que você se sente ansioso diante de algumas situações da vida, todas as pessoas passam por períodos de medo e angústia em relação a algo. No entanto, quando a ansiedade se torna recorrente e ultrapassa os limites do normal, ela passa a ser considerada um transtorno.
De modo geral, os transtornos de ansiedade são caracterizados por preocupações constantes sem explicações, medos e pensamentos autodestrutivos. Esses sentimentos recorrentes são difíceis de controlar, pois afetam diversos âmbitos da vida e de diferentes maneiras dependendo do tipo de ansiedade, entre eles:
• transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
• fobia social;
• transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
• transtorno de pânico;
• estresse pós-traumático.
Para conseguir um diagnóstico de algum desses tipos de ansiedade, você precisa identificar os gatilhos que surgem no seu dia e que acionam os sintomas do transtorno. Para ajudar você nesse desafio, a seguir, listamos 5 principais sinais que indicam ansiedade. Confira.
5 Sintomas de Ansiedade
Para ter um diagnóstico do transtorno de ansiedade, é importante ficar atento aos sintomas e buscar auxílio psicológico quando necessário. Sabendo disso, nos próximos tópicos, você confere os principais sintomas de ansiedade, leia atentamente e confira.
1. Sensação de pânico ou medo
Um dos sintomas mais comuns da ansiedade é a sensação de pânico ou medo intenso sem motivo aparente. Isso pode se manifestar em ataques de pânico, em que a pessoa experimenta sensações de medo intenso, acompanhadas de sudorese, taquicardia, falta de ar e tremor.
2. Problemas de concentração
Outro sintoma comum do transtorno é a dificuldade de concentração. Muitas pessoas que sofrem de ansiedade têm dificuldade em manter o foco, o que pode ser prejudicial em atividades que requeiram concentração, como estudar ou trabalhar.
3. Alterações no comportamento
As pessoas que sofrem de ansiedade podem ficar mais irritadas facilmente ou então perder o interesse em atividades que gostavam de fazer e ficar mais fechadas e isoladas, evitando a interação com outras pessoas.
4. Insônia
A ansiedade também pode levar à insônia, uma vez que as pessoas com o transtorno podem ter muita dificuldade para se acalmar e relaxar, pois as sensações de medo e pânico tomam conta em qualquer horário do dia ou noite.
5. Fadiga
Quando alguém sofre de ansiedade, o sentimento de cansaço pode estar presente o tempo todo, porque o transtorno leva ao esgotamento mental e físico. Por este motivo, a pessoa tende a ficar cansada frequentemente, mesmo que não faça nada para se sentir assim.
No decorrer deste texto, apresentamos alguns dos principais sintomas de ansiedade para você ficar atento. Portanto, se você apresenta alguns desses sintomas, não hesite em procurar o auxílio de um psicólogo ou psiquiatra. Não deixe para depois sua saúde mental, pois é ela que possibilita você viver o melhor que a vida tem a oferecer.
Fique Atento às Dicas de Saúde da Ambulare
Agora que já conhece os principais sintomas de ansiedade, atente-se a todos e aos mínimos sinais e, caso você identifique algum dos sintomas em seu comportamento, busque auxílio psicológico imediatamente.
Além de cuidar da saúde mental, para ter mais qualidade de vida você também deve cuidar da sua saúde física, buscando sempre o equilíbrio. Para isso, a Ambulare está aqui para ajudar, oferecendo:
• teleconsultas;
• orientação médica;
• consultas médicas em nossas clínicas presenciais;
• exames preventivos;
• serviços de apoio;
• e muito mais.
Para saber mais sobre os planos Ambulare, acesse o nosso site e converse com a nossa equipe, pois a sua saúde deve vir em primeiro lugar.
5 Principais Sintomas de Ansiedade para Você Cuidar