Conteúdos e materiais
A amamentação é um momento único entre mãe e bebê, envolvendo uma interação profunda e contribuindo para a saúde de ambos. Esse processo é essencial para o desenvolvimento do bebê e promove o bem-estar emocional da mãe.
Para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, a OMS (Organização Mundial de Saúde) criou o Agosto Dourado, a escolha da cor faz relação ao padrão ouro da qualidade do leite materno.
Nós, aqui da Ambulare, sabemos que existem muitas dúvidas e mitos em torno do aleitamento materno, por isso separamos 6 dúvidas sobre amamentação para explicar o que é verdade ou mito sobre o assunto. Dessa forma, continue a leitura deste artigo para saber mais.
É Mito ou Verdade Sobre Amamentação?
Existem várias crenças e mitos em torno da amamentação, mas sabemos que a sua importância começa logo após o nascimento do bebê, podendo reduzir a mortalidade neonatal, auxiliando nas contrações uterinas e diminuindo o risco da mãe ter hemorragia pós-parto.
Pensando em ajudar você durante o período de aleitamento, logo abaixo, reunimos as maiores dúvidas das mulheres em relação à amamentação e alguns mitos que envolvem o tema para esclarecer.
1. A amamentação deve ser exclusiva até os seis meses
Verdade. O Ministério da Saúde indica que a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses. O leite materno possui todos os nutrientes, nas quantidades corretas, para suprir as necessidades do bebê. Após esse período, o indicado é continuar amamentando até os dois anos ou mais, inserindo a criança na rotina alimentar da família.
2. O leite materno combate infecções
Verdade. O leite materno contribui para o desenvolvimento do sistema imunológico, ele possui células-tronco, glóbulos brancos e enzimas protetoras que podem ajudar na proteção e na recuperação do bebê de infecções e de outras doenças durante a infância.
3. Existe leite fraco
Mito. Provavelmente, esse é o maior mito sobre amamentação, ele surgiu de uma comparação com o leite de vaca. Se essa era uma preocupação sua, nós estamos aqui para te dizer que toda mãe tem a capacidade de produzir o leite que supra as necessidades nutricionais que o bebê precisa para crescer e se desenvolver.
A amamentação é um momento de conexão entre mãe e bebê
4. Amamentar reduz o risco de câncer de mama
Verdade. Durante o período de amamentação existe uma queda nos hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama, nos ovários e no colo do útero. Alguns dos processos da amamentação promovem a eliminação e a renovação de células que poderiam ter lesões no material genético.
Portanto, quanto maior for o período de amamentação, maior a proteção para a mãe e o bebê.
5. Banhos de sol podem auxiliar na prevenção de fissuras nos seios
Verdade. Uma grande preocupação entre mulheres que estão prestes ou que acabaram de se tornar mãe é o surgimento de fissuras nos mamilos, algo que dificulta o processo de amamentação.
Uma solução simples para evitar esse problema é tomar banho de sol, com os seios completamente expostos, de 10 a 15 minutos por dia. Esse momento vai ajudar no fortalecimento dos mamilos e evitar rachaduras. Lembre-se de usar protetor solar e fazer isso antes das 10h e depois das 16h.
6. A amamentação é instintiva
Mito. Para quem observa de fora, amamentar pode parecer algo simples, mas é um processo que exige dedicação e preparo, sem a orientação correta, esse momento pode se transformar em um desafio desgastante.
Existem alguns fatores que podem complicar o momento da amamentação, como leite empedrado, mamilos planos ou invertidos, recusa do peito pelo bebê, bebê com ganho de peso insuficiente, insegurança em relação ao leite, falta de apoio e julgamentos das pessoas próximas podem acabar por transformar um momento de conexão entre mãe e bebê em ansiedade.
Como você pode perceber, a amamentação é um momento muito importante na criação de vínculos e no cuidado com a saúde do seu bebê. Em 2022, durante a Campanha Nacional de Aleitamento Materno, um dos representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), reconheceu o Brasil como uma referência mundial em estímulos ao aleitamento materno.
Dessa forma, lembre-se de conversar com seu médico e tirar todas as suas dúvidas em relação a esse momento tão importante que é a amamentação. Essa experiência é única para cada mulher e a Ambulare está com você nessa jornada.
A Ambulare com Você Durante a Amamentação do seu Bebê
Durante esse artigo, você pode sanar algumas dúvidas sobre a amamentação e a importância da educação materna no período de desenvolvimento do bebê. Para aproveitar esse momento com a tranquilidade necessária, a Ambulare oferece planos pensados para você.
Por isso, se você deseja receber a atenção e o cuidado médico sem sair de casa e, caso precise de ajuda a qualquer momento do seu dia, saiba que podemos atender você online e também enviar uma equipe de enfermagem para atendê-lo em sua residência.
Quer saber mais sobre como podemos cuidar de você e da sua família? Acesse nosso site e converse com um de nossos colaboradores. Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com a sua família e amigos.
Amamentação: Mitos e Verdades Sobre o Aleitamento Materno