Conteúdos e materiais
Aproveitar com a família na praia ou em parques aquáticos é uma ótima maneira de se refrescar nos dias de calor intenso do verão. No entanto, muitas pessoas se descuidam quando o assunto é exposição ao sol e acabam tendo insolação. Para que você e sua família possam curtir os dias de calor com saúde e tranquilidade, separamos algumas dicas de como tratar insolação e, principalmente, como evitá-la. Leia este artigo e confira.
Leia também: Câncer de Próstata: o Que é e Como Prevenir
O que é Insolação?
A exposição ao sol é extremamente importante para o organismo, mas em excesso pode ser perigosa a curto e longo prazo. A exposição prolongada ao sol e ao calor extremo pode causar insolação, que é quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, prejudicando o processo natural de sudorese (suor) e fazendo com que o organismo não consiga regular a temperatura.
Esse tipo de situação deve ser tratada com cautela, pois, com a elevação súbita da temperatura corporal, o organismo tende a perder grandes quantidades de água, sais minerais e nutrientes essenciais para o equilíbrio de seu sistema.
Por esse motivo, ao se expor e expor sua família ao sol, principalmente crianças, tome os seguintes cuidados:
• utilize um protetor solar no FPS ideal para sua pele;
• evite a exposição ao sol nos horários de maior incidência de raios UV (entre 10:00 e 16:00);
• hidrate-se com frequência.
Além de tomar os cuidados necessários para evitar a insolação, é importante estar ciente de seus sintomas para detectar e tratá-los de forma adequada. Portanto, para descobrir o que é considerado um sintoma de insolação, leia o próximo tópico.
Sintomas de insolação
Como você leu anteriormente, a insolação ocorre quando o corpo recebe mais calor do que é capaz de dissipar, dessa forma, seus sintomas podem ser os mais variados e dependem do nível de gravidade do quadro. Entre os primeiros sintomas que surgem em casos de insolação estão:
• dores de cabeça;
• náusea;
• pele quente e ressecada;
• pulso acelerado;
• temperatura corporal elevada;
• tontura.
Em casos de agravamento do quadro, a insolação pode desencadear sintomas como:
• dificuldade na respiração;
• desmaios;
• convulsões;
• fraqueza muscular;
• distúrbios visuais;
• confusão mental.
Dessa maneira, atente-se aos sintomas, principalmente se você tiver crianças pequenas, pois, devido ao fato da capacidade de regulação térmica estar em desenvolvimento, elas são especialmente vulneráveis à insolação.
Agora que você já conhece os sintomas de insolação, no próximo tópico, confira 5 dicas de como tratá-la. Leia o próximo tópico e entenda.
5 Dicas de Como Tratar Insolação
Caso você ou alguém de sua família esteja com algum dos sintomas apresentados, é preciso adotar certos cuidados para que a temperatura corporal seja regulada e não ocorram maiores complicações. Por isso, a seguir, apresentamos 5 dicas de como tratar a insolação. Leia e saiba mais.
1. Leve a pessoa para um local fresco e com sombra
A primeira coisa que você deve fazer se alguém estiver desenvolvendo sintomas de insolação é removê-la de qualquer exposição direta ao sol. Leve-a para um lugar fresco e sombreado, como a sombra de uma árvore ou a sombra de um guarda-sol.
2. Mantenha a pessoa em repouso
O próximo passo a tomar é mantê-los em repouso e conforto. Peça à pessoa para descansar, mantendo-a em uma posição confortável, com a cabeça elevada e sem muitos movimentos. Também, é importante remover o máximo de roupas possível para evitar o aquecimento e tentar manter o corpo em uma temperatura mais fria.
3. Ofereça muito líquido
Em seguida, é importante oferecer muitos líquidos à pessoa. Geralmente, alguém com insolação está desidratado e precisa beber muito líquido. Por isso, ofereça água fresca, água de coco ou busque em uma farmácia soros de reidratação para restaurar os líquidos e sais minerais perdidos.
4. Aplique compressas de água fria pelo corpo
Outra dica útil para o tratamento da insolação é aplicar compressas de água fria diretamente na pele. Esta técnica ajuda a reduzir a temperatura do corpo, especialmente em áreas mais quentes como o pescoço, a testa e os braços.
5. Busque auxílio médico
Se os sintomas não melhorarem ou se agravarem, é aconselhável procurar ajuda médica imediatamente. Os sintomas de insolação geralmente melhoram com o tratamento adequado, mas, se a insolação for grave, pode ser necessário o auxílio médico imediato.
Como você viu, a insolação é uma condição que pode levar a complicações se não for tratada corretamente. Sendo assim, atente-se ao se expor ao sol e siga nossas dicas em casos de insolação. Se você tem interesse em ter uma assistência em saúde para casos como esse, conheça a Ambulare. Leia o artigo até o final e saiba mais.
Busca Assistência em Saúde? Ambulare está Aqui
Como você pôde notar ao longo deste artigo, a insolação é uma condição que, se não for tratada adequadamente, pode agravar. Por isso, tenha cuidado ao se expor e expor sua família ao sol, principalmente as crianças.
E se você deseja ter assistência médica em casos como de insolação e tantos outros quadros, a Ambulare oferece atendimento assistencial médico domiciliar, atende urgências e também realiza o transporte de pacientes, se necessário. Para saber mais sobre os nossos planos, acesse o site e entre em contato conosco. A saúde de sua família deve vir em primeiro lugar.
Conheça 5 Dicas de Como Tratar Insolação